Morada da Floresta

Mensagem para Palestrantes (Seminário Compostagem)

COMPOSTAGEM NA CIDADE DE SÃO PAULO:
Gestão Adequada dos Resíduos Orgânicos

Segundo o portal da Prefeitura de São Paulo, a cidade gera cerca de 18 mil toneladas de lixo diariamente. Só de resíduos domiciliares são 10 mil toneladas por dia. E mais da metade são resíduos orgânicos.

O atual sistema de coleta e destinação envolve o transporte dos resíduos por grandes distâncias pelas vias públicas, poluição gerada pelos caminhões coletores, sobrecarga nos aterros e desperdício inaceitável de matéria-prima. Se não bastasse, o serviço custa aos cofres públicos quase R$ 2 milhões por dia, conforme valor anual previsto no orçamento para 2012. Isso significa que o menor custo estimado para transportar e enterrar material orgânico, e só o de origem domiciliar, é mais de R$ 1 milhão por dia.

A compostagem é a opção mais sustentável para o tratamento da parcela orgânica. Realizada adequadamente, é um processo não poluente, que não gera gases malcheirosos e outros inconvenientes ambientais, sociais e sanitários.

Tanto que a Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que cabe ao “titular dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos implantar sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos ...”. Já o Plano Nacional de Resíduos Sólidos determina 30% de redução no peso da parcela orgânica disposta em aterros até 2015.

Em maio deste ano, a Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal promoveu a reunião Destinação Adequada de Resíduos Orgânicos: Compostagem na Cidade de São Paulo. Como resultado, representantes da sociedade civil organizada, da Câmara Municipal e de secretarias municipais formaram o Grupo Pró-Viabilização da Compostagem na Cidade de São Paulo. Este grupo vem discutindo estratégias para mostrar a importância da compostagem, estimular sua prática e inseri-la na Política Municipal de Resíduos Sólidos.

Entendemos que a implementação da compostagem em estações urbanas de pequeno e médio portes, próximas aos pontos de geração dos resíduos, é uma estratégia que deve ser incluída e viabilizada no Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Este novo sistema não só simplifica a logística de coleta, recupera recursos naturais e prolonga a vida dos aterros, como também favorece a educação da população. E contribui para o senso de responsabilidade compartilhada na redução da geração e na gestão de resíduos. A comercialização do composto orgânico também pode se tornar fonte de trabalho e renda.

Além das estações descentralizadas, o plano municipal de resíduos deve fomentar a compostagem em escalas domiciliar, comunitária, institucional e empresarial. E deve prever mecanismos para envolver os grandes geradores, atualmente obrigados a contratar serviço particular de transporte dos resíduos.

Neste sentido, o Grupo organizou este primeiro seminário Compostagem na Cidade de São Paulo: Gestão Adequada dos Resíduos Orgânicos.


SUGESTÃO DE TEMAS PARA A MESA 1

(aspectos legais, normativos e gerenciais relacionados à compostagem)

- viabilidade sanitária, legal e econômica da compostagem na cidade de São Paulo
- implantação de estações de compostagem descentralizadas no município
- incentivo público às iniciativas descentralizadas de compostagem, com participação de organizações da sociedade civil
- revisão do Plano Diretor
- municipalização da competência de licenciamento ambiental para estações de compostagem de pequeno e médio portes
- uso e comercialização de adubos naturais produzidos pela compostagem de resíduos urbanos


Grupo Pró-Viabilização da Compostagem na Cidade de São Paulo:

Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Secretaria Municipal de Saúde - COVISA
DAA – Supervisão de Abastecimento (ABAST)
Morada da Floresta
Menos Lixo – Projetos e Educação em Resíduos Sólidos
Instituto 5 Elementos
Instituto GEA
CeRSol - Centro Multidisciplinar de Estudos em Resíduos Sólidos (USP)
Umapaz
Crisantempo Socioambiental
Grupo Hortelões Urbanos
KMA – Korin Meio Ambiente
Rede Nossa São Paulo

 

Como Comprar

Receba nossas Notícias



Receber em HTML?
Code: catchme refresh

Seu caminho: Home Artigos Compostagem em São Paulo Mensagem para Palestrantes (Seminário Compostagem)

Compostagem Empresas

 

Mooncup